terça-feira, 8 de novembro de 2011

Breve elogio a Sócrates — um trecho do filme de Roberto Rossellini



Sidney Silveira

Dignidade de palavra e de ação, amor à verdade, coragem, humildade, busca do bem comum político, respeito às leis, virtudes morais em elevado grau, vocação extraordinária para o magistério, espírito devoto, clara percepção da hierarquia dos valores civilizacionais, combate incansável aos erros, definição de um método seguro para a inquirição da verdade, serenidade e comedimento ante as calúnias e maldades dos inimigos, notável capacidade dialética, respeito aos adversários nas contendas, estas e muitas outras qualidades intelectuais, morais, políticas, etc., fazem de Sócrates sem dúvida alguma a mais extraordinária figura da filosofia grega.

Sua obra, sua vida e sua morte alcançaram uma espécie de região “arquetípica”, no que concerne às ações humanas neste vale de lágrimas que é o mundo.

Desconhecer quem foi Sócrates, o que fez e o que pensou é, para o estudante de filosofia, uma terrível ignorância. Estava eu matutando estas coisas ao encontrar um trecho do filme Sócrates, de Roberto Rossellini, com diálogos de seu julgamento extraídos da Apologia de Sócrates, de Platão.

Quem puder, assista o filme inteiro, pois vale muito a pena.