quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Onde não há ódio à heresia, não há santidade"

Sidney Silveira

Compartilhamos com os leitores do Contra Impugnantes o trecho de um pequeno texto veiculado hoje neste link do SPES, escrito por um clérigo do século XIX: o Pe. Frederick Faber.


"A suprema deslealdade a Deus é a heresia. É o pecado dos pecados, a mais repugnante das coisas que Deus despreza neste mundo maligno. No entanto, quão pouco compreendemos seu excessivo caráter odioso! É a profanação da Verdade de Deus, a pior de todas as impurezas.

No entanto, quão pouca importância damos a ela! Nós a vemos, e permanecemos calmos. Nós a tocamos, e não estremecemos. Nós nos misturamos com ela, e não temos temor. Vemos que toca as coisas santas, e não temos o senso do sacrilégio. Respiramos seu cheiro, e não damos sinal de aborrecimento ou repugnância.(...)


Perdido o tato, o paladar, a visão e todos os sentidos da consciência celestial, nós podemos morar no meio desta praga odiosa com tranquilidade imperturbável, reconciliados com sua vileza, não sem algumas profissões jactanciosas de liberal admiração, talvez até com mostra solícita de simpatia tolerante.


(...) Carecemos do espírito da velha Igreja, do antigo gênio eclesiástico. Nossa caridade é falsa, porque não é severa; e é pouco convincente, porque é falsa".