sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Escritos pré-conversão (II)


Sidney Silveira
Seguindo o que se disse no post anterior, serão publicados no Contra Impugnantes alguns textos escritos há anos (e veiculados no caderno literário do jornal O Globo), numa época pré-conversão de minha vida. No caso deste, vale dizer que, naquele tempo, eu ainda não enxergava o caráter gnóstico que parece servir como pano de fundo de toda a Divina Comédia, sobretudo o Inferno de Dante. Hoje certamente a resenha sairia noutro tom — e com considerações muito diferentes...
P.S. Uma das razões para eu deixar de escrever para suplementos literários é que, não raro, por questões de espaço, algum redator mexia no texto inadvertidamente — e eu ficava furioso. Ora se acrescentava uma palavra, ora cortava-se uma frase, e o texto perdia força e graça. Eu era um colaborador chatíssimo, pois exigia que me passagem o texto final antes de ser publicado, dizendo que, no caso de haver alguma necessidade de mudança, eu mesmo a faria... Nem sempre "colava". No texto acima, há alguns advérbios e adjetivos inseridos à minha revelia.
Em tempo. Como no caso anterior, ao clicar na imagem acima, ela aparecerá noutra tela e será preciso pôr o cursor sobre ela e clicar novamente, para aumentar a visualização e ler o texto.