terça-feira, 3 de agosto de 2010

O bem que faz o incentivo dos amigos: resoluções tomadas


Sidney Silveira

Minha ida a Belo Horizonte neste último final de semana, a convite do pessoal do Index Bonorvm, muito me comoveu, e por diversas razões. Foi a injeção de ânimo de que eu realmente precisava.

Tocou-me a carinhosa acolhida da parte de pessoas a quem não conhecia pessoalmente, assim como o fato de ouvir delas, de forma tão enfática, que o Contra Impugnantes e a editora Sétimo Selo têm um papel do qual não podem declinar de maneira alguma. Um papel no plano doutrinário, a partir da divulgação da obra do Doutor Comum da Igreja. Um papel de combate ao modernismo, ainda que a derrota — no plano natural, meramente humano — seja certa.

Foram todos muito gentis e atenciosos, e, ouvindo as razões que eu lhes desfiava e vendo a minha estafa, convenceram-me a vencer o cansaço e enxergar uma razão maior para prosseguir. Disse-lhes então que se até os Santos desanimaram em alguns momentos, por que não eu, tão grande e reincidente pecador, não seria, em diferentes ocasiões, acossado pela tentação de entregar os pontos, vendo um projeto tão amado se esboroar?

No plano prático, entre outras coisas expliquei-lhes que, mesmo não sendo homem de negócios, pois me falta o tino, apostei as fichas financeiras — as que tinha e as que não tinha — no investimento de criar e manter a Sétimo Selo, juntamente com um amigo. Era, entre outras coisas, uma forma de pagamento a Santo Tomás de Aquino, instrumento de minha tardia conversão juntamente com outros que à Providência aprouve escolher.

Disse-lhes que, passados cinco anos e oito livros, dada a velocidade das vendas (a propósito, todos têm saída, mas em ritmo lento, pois no dia em que filosofia medieval cristã for best-seller estaremos no céu), cheguei a um dilema. Tenho cinco livros prontos para editar, e dois para reimprimir (o do Pe. Calderón e o De Malo estão esgotados), e das duas, uma: ou faço isto agora ou começo a quitar dívidas, sob o risco de transformar a coragem em temeridade. A opção inicial tinha sido, portanto, a de deixá-la hibernar. Ademais, muitas vezes Deus quer que os nossos projetos de vida simplesmente se percam, dêem com os burros n’água, para que nos voltemos mais firmemente a Ele e enxerguemos, como dizia São Francisco de Sales, que todas as alegrias deste mundo, sem nenhuma exceção, têm mescla de espinho e dor. Estou prestes a ver se é esta a vontade d’Ele neste caso.

Convenceram-me por ora os amigos de BH a prosseguir com os textos do Contra Impugnantes (o que farei a partir da próxima semana), ainda que num ritmo não tão acelerado como o dos anos anteriores, e começar uma campanha de apoio à Sétimo Selo, no seguinte sentido:

1- Comprem as obras em nossa loja virtual. Sobretudo o belíssimo livro do Chesterton (pois ainda temos muitos no estoque, bem mais que os outros).
2- Quem puder e quiser, faça uma doação de qualquer quantia na conta da Caixa Econômica Federal – CEF, Ag. 3106, Op. 003, Conta-Corrente 245-2.

Se vendermos os mil e poucos livros que ainda temos do Padre Brown de Chesterton, bastará para o projeto se retroalimentar, e, de imediato, lançaremos o livro de São Bernardo já anunciado, e ainda um outro. Portanto, se querem ajudar, amigos, comprem esta belíssima obra chestertoniana (sem a menor falsa modéstia, lindamente editada) e dêem-na de presente aos amigos — além de a lerem, é claro.

Se eu fosse um homem de negócios e a editora um ganha-pão (costumo dizer que ela é “tira-pão”), jamais exporia tal situação de público. Mas vejo-a como um projeto civilizacional e, neste contexto, abro o meu coração incentivado pelo comovente apoio não apenas do pessoal de BH, mas também dos amigos que me enviaram emails nos últimos 10 dias.

Quanto ao Contra Impugnantes, continuaremos nos próximos dias.

P.S. O pessoal do Index Bonorvm registrou minha visita e a do Nougué neste post. Pela parte que me diz respeito, foram muito generosos, porque, depois de uma semana dificílima, a palestra ficou muito aquém do que eu tinha programado.

P.S.2. Os links da loja virtual estão momentaneamente fora do ar, pois estamos mexendo nela. Daqui a pouco voltarão ao normal.