segunda-feira, 1 de março de 2010

Lançamento da REVISTA ELETRÔNICA “Co-Redentora”, do Mosteiro da Santa Cruz


Carlos Nougué
No dia 3 de março próximo, estará na Internet, no endereço
www.co-redentora.com.br, o primeiro número da revista eletrônica quadrimestral do Mosteiro beneditino da Santa Cruz (Nova Friburgo/RJ) – a Co-Redentora.

Elaborada por uma equipe de oblatos e fiéis do Mosteiro sob a direção de nosso prior, Dom Tomás de Aquino, e segundo o magistério da Igreja e a doutrina Santo Tomás de Aquino, a Revista tem por objetivos o que se indica em sua Apresentação, que reproduzimos aqui:

“‘Maria será terrível para o demônio e seus sequazes como um exército em linha de batalha, principalmente nestes últimos tempos, pois o demônio, sabendo bem que pouco tempo lhe resta para perder as almas, redobra cada dia seus esforços e seus ataques. Suscitará, em breve, perseguições cruéis e terríveis emboscadas aos servidores fiéis e aos verdadeiros filhos de Maria, que mais trabalho terão para vencer’ (São Luís Maria Grignion de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção, nº 50).

Perseguições cruéis, as vimos na França, na Espanha, na Rússia, na China, no Vietnã e em tantos outros países. Terríveis emboscadas, as vimos no Concílio Vaticano II — e continuamos a ver todos os dias. No entanto, os filhos de Maria triunfarão sempre sobre umas e outras.

‘É principalmente a estas últimas e cruéis perseguições do demônio, que se multiplicarão todos os dias até o reino do Anticristo, que se refere aquela primeira e célebre predição e maldição que Deus lançou contra a serpente no paraíso terrestre:

«Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar.»

‘Uma única inimizade Deus prometeu e estabeleceu, inimizade irreconciliável, que não só há de durar, mas aumentar até ao fim: a inimizade entre Maria, sua digna Mãe, e o demônio; entre os filhos e servos da Santíssima Virgem e os filhos e sequazes de Lúcifer; de modo que Maria é o mais terrível inimigo que Deus armou contra o demônio.’

Nesta terrível batalha, nós, do Mosteiro beneditino da Santa Cruz (Nova Friburgo/RJ), queremos dar nossa modesta contribuição, pedindo a Nossa Senhora sob o seu título de Co-Redentora que abençoe esta iniciativa — a revista eletrônica Co-Redentora — e dirija nossa intenção para que possamos ser contados entre seus filhos e servos.

Começamos com este número um veículo que se quer de combate pela causa da Santa Igreja. Nossa intenção é apresentar ao público brasileiro textos dos melhores autores, antigos e modernos, que possam ser-lhes úteis tanto para o aprofundamento da doutrina católica e o combate ao modernismo como na vida de piedade.

Se este número lhe agradar, divulgue por favor a revista, que é de acesso universalmente gratuito e tem dupla diagramação: uma, a comum de Internet; a outra, em formato de livro (16 x 23 cm) para quem a queira assim imprimir e encadernar. Se Deus quiser, teremos três números por ano.

Só nos resta, caro leitor, desejar-lhe boa leitura e pedir que, se puder, reze uma Ave-Maria por todos os que trabalham na revista.

A Redação


O número 1 da Co-Redentora tem 174 páginas em formato 16 x 23 cm e conta com os seguintes artigos:

● “Atualidade da Pascendi: a hidra modernista ainda vive”, por Dom Bernard Tissier de Mallerais;

● “Colóquios com Dom Marcel Lefebvre”, por Dom Tomás de Aquino;

● “O ensinamento político de São Pio X”, por Jean Ortoli;

● “Pode o homem ter mais de um fim último?”, por José de Santo Tomás;

● “Carlos V ou a salvação da Cristandade”, por Rosa Nougué;

● “A vida de São Bento”, por São Gregório Magno;

● “Da vocação religiosa (1ª. Parte)”, por Santo Afonso Maria de Ligório;

● “Poesia”, pela Redação.

Por outro lado, como se diz na página de créditos, “é absolutamente livre a utilização ou reprodução de qualquer artigo desta revista. Pede-se apenas que se se cite a fonte e não se faça nenhum uso que lhe desfigure os objetivos”.

Diga-se por fim que, conquanto a Revista seja de início quadrimestral, poderá, porém, tornar-se trimestral a qualquer momento.

Boa leitura, pois.