segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O livro de Raimundo Lúlio

Sidney Silveira
Já se disse aqui da imensa dificuldade do projeto da editora Sétimo Selo, que não tem patrocinadores nem mecenas — e, na verdade, nem os quer ter. A menos que se tratasse de um mecenato sem qualquer imposição quanto à linha de publicações, da qual não abriremos mão.

Portanto, esse projeto editorial depende dos leitores para sustentar-se. Agora, é a vez do livro Raimundo Lúlio e as Cruzadas, uma edição trilíngüe (latim, catalão e português), bem-cuidada, que aborda um tema muito incômodo, sobretudo para católicos liberais que se envergonham do passado da Igreja. A propósito, em breve daremos notícia da palestra de apresentação desta obra, na qual falaremos sobre as Cruzadas, sobre o sentido da defesa da fé e, também, sobre o ecumenismo, na forma como hoje é proposto.

O livro traz uma Nota do Editor, assinada por mim; um Posfácio assinado pelo Prof. Ricardo da Costa, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona; uma Introdução de Fernando D. Reboiras, da Universidade de Freiburg im Bresgau, na Alemanha; e um breve Prefácio de Pere Villalba y Varneda, da Universidade Autônoma de Barcelona.

PARA AJUDAR-NOS, caríssimos leitores do blog, peço encarecidamente que façam a encomenda do livro pela LOJA VIRTUAL DA EDITORA, NESTE LINK.

A propósito, há vários outros livros “no forno”, esperando apenas recursos para ser editados — como o Protréptico de Clemente de Alexandria (em edição bilíngüe, grego/português); o Tratactus de primo principio, de Duns Scot (latim/português) e mais um livro de Chesterton. A edição deles depende de vocês, que nos lêem. Portanto, reitero: ajudem-nos comprando os livros!

A propósito, o livro A Candeia Debaixo do Alqueire esgotou-se em um mês e meio; agora faremos uma reimpressão, já com algumas pequenas correções de revisão. Obrigado a todos.

Depois, voltaremos ao Lúlio.