quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Curso de História da Filosofia: do impulso grego ao abismo moderno (II)

Carlos Nougué
Dão-se aqui as principais informações sobre o Curso.

I) Nome:História da Filosofia: do impulso grego ao abismo moderno”.

II) Professor: Carlos Nougué.

III) Meio, início, durações e outros dados:
1) O Curso será ministrado por meio de vídeos a que se terá acesso num site próprio, cujo endereço se informará em meados de outubro próximo.
2) O Curso começará no início de novembro deste ano.
3) Cada vídeo (ou aula) terá duração de duas horas.
4) A duração total do Curso será de quatro anos, assim divididos aproximadamente:
● Os primeiros doze meses: a Filosofia Clássica (ou seja, a greco-romana), com destaque para Sócrates, Platão e Aristóteles [mais abaixo, já se dá, a título de demonstração, parte da ementa destes primeiros doze meses].
● Os seis meses subseqüentes: a Filosofia Cristã até Santo Tomás de Aquino (exclusive), com destaque para Santo Agostinho.
● Os dois anos seguintes: Santo Tomás de Aquino.
● Os últimos seis meses: de Duns Scot aos dias de hoje.
5) À primeira aula poderão assistir todos quantos visitarem o site do Curso. Tratará ela da natureza, classe e princípios das diversas ciências, incluídas a filosofia, a teologia, a história, e, particularmente, a própria história da filosofia.
6) Também será universal, no site, o acesso à ementa completa de cada período do Curso.
7) Os alunos poderão fazer perguntas mediante o e-mail do site do Curso; e a elas se responderá, de algum modo conveniente, na aula seguinte.
8) No site os alunos terão acesso a uma bibliografia detalhada e comentada.
9) Terão acesso também a muitos livros e textos (em arquivo informático), os quais sempre terão conexão com a parte do Curso em que se estiver.

III) Preço e forma de pagamento:
1) O preço por mês de aula (ou seja, por duas aulas de duas horas cada) será acessível. Poder-se-á reduzir o valor para quem pagar, de uma vez, três, seis ou mais meses.
2) O preço por mês de aula poderá aumentar ao fim de cada ano.
3) As formas de pagamento e os valores, bem como o relativo à senha para acesso aos vídeos, serão indicados no próprio site do Curso.

IV) Parte da ementa do primeiro ano de curso:

A FILOSOFIA CLÁSSICA: DE TALES DE MILETO AOS NEOPLATÔNICOS

1) Os pré-socráticos: “Os filósofos antigos, como que constrangidos pela verdade, ao afirmarem um princípio infinito, afirmaram ser ele único” (Santo Tomás, Suma Teológica, I, q. 11, a. 3, corpus).
● Preâmbulo: as religiões e os mitos gregos e o nascimento da filosofia
● O “naturalismo” jônico e itálico:
> Tales de Mileto
§ A descoberta do princípio
§ A água como princípio
# Aporias
> Anaximandro
§ O infinito como princípio
§ A gênese das coisas, da infinidade de cosmos e de nosso mundo
# Aporias
> Anaxímenes
§ O ar como princípio
§ A gênese das coisas
# Aporias
> Heráclito de Éfeso
§ O fluir perpétuo das coisas
§ Os opostos e o devir
§ O fogo como princípio
§ A alma
# Aporias
> Pitágoras e os pitagóricos
§ O número como princípio
§ Oposição e harmonia
§ O surgimento das coisas
§ A noção de ordem
§ A alma e o destino do homem
§ O divino
# Aporias
> Xenófanes
§ Crítica da concepção dos deuses e da religião pública
§ Deus e divindade
§ A física
§ A moral
# Aporias
> Parmênides
§ As vias da investigação: a verdade absoluta, o erro e a doxa
§ “O ente é, o não-ente não é”
§ O princípio de não-contradição
§ Panteísmo?
# Aporias
> Zenão de Eléia
§ Falácias ou dialética?
§ Contra o movimento
§ Contra a multiplicidade
# Aporias
> Melisso de Samos
§ Uma sistematização
§ Os atributos do ente
§ Contra a doxa
# Aporias
> Empédocles
§ O interlúdio do pluralismo
§ Os quatro elementos
§ Amor e ódio
§ O cosmos
§ O conhecimento, a alma e o divino
# Aporias
> Anaxágoras
§ A Inteligência como origem
§ A divindade
§ As homeromerias
§ Importância de Anaxágoras
# Aporias
> Os atomistas
§ Os átomos como princípio
§ Movimento e necessidade
§ A alma e o divino
§ A ética em Demócrito
# Aporias
> O ecletismo
§ Diógenes de Apolônia
§ Arquelau de Atenas
# Aporias
● A decadência sofística: o nascimento do relativismo
> Preâmbulo

§ A sofística como ideologia e como derivada do democratismo helênico
> Protágoras e o homem-medida de todas as coisas
> Górgias e a negação da verdade
> Pródico de Ceos: “Hércules na encruzilhada”
> Hípias e sua oposição entre lei e natureza
> Antifonte e o igualitarismo
> Os eristas
> Os sofistas políticos
# A sofística não é de natureza propriamente filosófica

2) Sócrates: a abertura da estrada real da filosofia
> Preâmbulo 1: a filosofia não-escrita de Sócrates e fontes
> Preâmbulo 2: Sócrates versus filosofia naturalista
> A ética socrática
§ A descoberta da essência do homem: a psyché
§ A areté e os valores morais
§ Autodomínio e liberdade
§ A noção de autarquia
§ A felicidade
§ A amizade e a política
> A teologia socrática
§ Deus como Inteligência e Providência
§ O daimónion
§ Deus e a ética
> A dialética socrática
§ O método “dialógico”: verdadeiro diálogo?
§ Não-saber e ironia
§ Maiêutica
# Aporias

3) Os socráticos menores: decadência
> Antístenes, fundador do cinismo
> Aristipo e a escola cirenaica: hedonismo e ruptura com a cidade
> Euclides e a escola megárica: entre Parmênides e Sócrates
> Fédon e a escola elidiana: ética e erística
# Visão crítica global

4) Platão — a descoberta da Causa supra-sensível: “Embora [a opinião platônica de que as idéias sejam substâncias separadas e subsistentes per se] pareça irracional [...], é verdade absoluta, porém [como afirmava Platão], que há algo primeiro, que por sua própria essência é ente e bom [sendo por participação nele que cada coisa é ente, una e boa]” (Santo Tomás, Suma Teológica, I, q. 6, a. 4, corpus).
> Preâmbulo: Oralidade e escrita; doutrinas esotéricas e exotéricas; tradição indireta.
> A “segunda navegação”
§ Crítica da filosofia “naturalista”
§ Insuficiência da “Inteligência divina” de Anaxágoras
§ As Idéias e os Supremos Princípios
― O edifício metafísico platônico
― O “parricídio” de Parmênides
― O mundo das idéias e o mundo sensível
― O Uno e a Díade indeterminada
― Os números e a realidade matemática
― Os quatro gêneros supremos e a Medida absoluta
§ O Demiurgo
― O papel e o lugar metafísicos da Divindade suprema
― O mundo sensível e a matéria original informe
― O Uno como modelo para o Demiurgo
― Um Deus criador ou informador?
― A alma do mundo
> Gnosiologia e dialética
§ A anamnese
§ Os graus do conhecimento
§ A dialética do uno e dos muitos
> Arte e retórica
§ A arte como afastamento do verdadeiro: imitação de imitação
— Caso especial: a música
§ A retórica como falsificação do verdadeiro
> A alma imortal
§ O místico-religioso em Platão e sua relação com o orfismo
§ Provas da imortalidade da alma
§ Metempsicose
§ O destino ultraterreno das almas
> Anti-hedonismo e ascese
§ O dualismo do homem
§ Purificação, virtude e conhecimento
> A amizade e a erótica
§ O Primeiro Amigo
§ Os mal-entendidos acerca do “amor platônico”
> Ética e política
§ A república como ampliação da alma humana
§ A república perfeita e seus diversos graus de corrupção
§ A classes e seu papel na república ideal
§ O filósofo como classe superior e sua educação
§ A república, a felicidade na terra e o destino ultraterreno do homem
§ A arte da política
§ As leis
# Entre o Mito da Caverna e o Mito de Er
# Aporias

(Continua com Aristóteles. Tanto a ementa completa deste período como a dos demais se exporão, no devido momento, no site do Curso.)

V) Últimas informações:

> Acompanhem o blog “Contra Impugnantes” em outubro, no decorrer do qual se darão todas as explicações que ainda faltam sobre como participar como aluno do Curso.
> O site do Curso será, antes, um site de cursos. Logo se dirá por quê.