domingo, 28 de junho de 2009

Primeiros depoimentos acerca de "A Candeia Debaixo do Alqueire"

Sidney Silveira
Exatamente como eu esperava, começam a chegar-nos os primeiros depoimentos de leitores que encomendaram o livro do Padre Calderón. A maioria de pessoas estupefatas com a estatura teológica desta obra. Reproduzo (sem citar nomes) parte de um desses emails, enviado por um leitor residente em Brasília ao Nougué:

“Carlos, o Padre Calderón não escreveu somente o mais importante livro dos últimos quarenta anos, como quer o Sidney. Sem precisar explicitar tantos fatos — e crimes! —, por tudo é dos mais importantes livros de todos os tempos. E sem exagero! (...) Que a graça divina permita que o maior número possível de pessoas possa ler, estudar e refletir cada palavra”.

Outra pessoa — um amigo cujo nome também não citarei — confidenciou-me nesta semana que, em apenas um dia, já tinha lido a metade das 344 páginas de A Candeia Debaixo do Alqueire. Sua reação? Verdadeira perplexidade com a grandeza desta obra — e vejam que me refiro a um católico culto e com grande pendor filosófico. Uma pessoa para quem o livro, com certeza, terá importância capital, tanto teórica como (acredito) prática.

Nesta hora, só nos resta agradecer a Deus (e à Virgem Santíssima) o fato de propiciar-nos a difusão de uma obra tão importante como esta, que dá resolução teológica ao problema mais lancinante da história eclesiástica: a deposição da Autoridade pelas autoridades.